18.4.06

"A vida é bela... Nós é que damos cabo dela!"

Pode parecer-vos estranho, admito… Não, não era meu amigo, nem sequer “conhecido”… Mas tenho estado inquieta, e angustiada, é verdade!
Talvez porque, ele tinha estado connosco nessa noite, porque de facto se revelou um miúdo muito simpático e afável, sem vedetismos… Talvez porque morreu no caminho de regresso da “minha” terra… Sim, poderia ter acontecido em qualquer outro lugar ou dia… Sim, diariamente, infelizmente muitos jovens de 22 anos partem da mesma maneira trágica…Mas certamente muita desta amargura assola-me porque as minhas crias estão abaladas, especialmente a Beatriz que é emocionalmente explosiva (como a mãe), tanto extravasa as alegrias como as tristezas… E quando sentimos que os nossos filhos não estão bem, nós também não estamos…

Dizia ontem a minha querida Sissi sabiamente (como sempre), que poderia haver um único aspecto positivo a extrair-se desta fatalidade… Sendo uma figura pública, cabia aos jornalistas em vez da utilização “carniceira” da tragédia, procurando esmiuçar pormenores sinistros e invadindo o direito à dor e sofrimento da família e amigos; utilizar o sucedido como campanha de preventiva junto dos jovens. Apelando ao civismo na condução, à contenção no excesso de velocidade, e ao respeito pelo código da estrada, e já agora porque não aos responsáveis deste país, para que aumentem e aperfeiçoem a sinalização tão deficiente e escassa em muitas estradas portuguesas, o local onde aconteceu o acidente na madrugada de sábado é bem exemplo disso…
Isto sim, parecia-me a única luz deste quadro tão negro…

Aconselho a leitura destes artigos : "Jovens e Sinistralidade" da DIANOVA e "Antes Prevenir" do SNBPC

Percebem agora, porque digo “tomem conta de vós”?... Aqui está UMA das muitas razões…

5 Comments:

Blogger blue kite said...

O jornalismo português, salvo rarissimas excepções, só está interessado em sangue. Só isso.
Daqui a maia dúzia de dias tudo isto não passará de mais uma catarse colectiva e irão agarrar-se a um outro "sangue" mais fresco...

terça-feira, abril 18, 2006 9:55:00 da tarde  
Blogger 39 said...

Apesar de não se ter aproveitado este incidente para a tal campanha preventiva junto dos jovens, julgo que todos eles conseguiram retirar desta tragédia essa lição, de que o código da estrada é para se cumprir e que mais vale uma condução preventiva do que uma agressiva.

quarta-feira, abril 19, 2006 8:28:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Não há aspectos positivos a tirar nesta e noutras circunstâncias que envolvam a morte ou a invalidez...
Como este jovem, milhares de outros já partiram,e o problema, ou o sentimento que se tem, causa angústia e tristeza, esse sentimento é a impotência, pois não podemos fazer nada.
Lembro-me que á cerca de 2 meses, corrigem-me se me engano, um homem ao entrar em sentido contrário na auto-estrada ceifou a vida a 4 pessoas sem culpa nenhuma.
Que m.... de vida!!!

Bjs,

The Rocker

quarta-feira, abril 19, 2006 1:16:00 da tarde  
Blogger River said...

Blue-Kite, é q a TVI assim tem mt mais audiência, só isso é q lhes interessa... infelizmente, creio q é isso!
Ontem, dizia-me uma amiga jornalista da SIC: "Nós, media, é q criámos isto, os portugueses querem aquilo q lhes ofereçmos, e criámos este jornalismo sensacinalista e sem conteúdo..."

Acho q é mm assim!

Ritinha, pois como eu disse, seria o único aspecto "positivo" a extrarir desta morte...

Aproveito, para dizer só mais uma coisita, ontem uma amiga dizia-me: "Ah! tu já aparces a TVI, a dizeres q agora o miudo é uma anjinho, e tal..."
Ao q eu lhe disse: Qdo falo em "anjo", têm a ver com o facto de ser tão novo... pq seria concerteza um homem como qq outro, com coisas boas e más!

Dp, ainda ao mediatismo desta morte, e algumas criticas q li sobre o mesmo... Noamedamente em relação aos miudos, parece-me q é óbvio q as crianças e adolescentes se abalem com este tipo de situações, aquele era como um "familiar", pq efectivamente entrava-lhes em casa todos os dias!
È perfeitamente normal!
Claro q com o tempo, td passa... para todos esses jovens pelo país fora... Para os pais dele, ñ seuramente!

beijinhos

sexta-feira, abril 21, 2006 3:39:00 da tarde  
Blogger River said...

* é pá desculpem lá os erros na escrita! :)
As "pressas" é o q dá...

sexta-feira, abril 21, 2006 3:42:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

  • Cenas de Sissi
  • Blue-Kite
  • A Pipoca Mais Doce
  • ATIPICO
  • Chuva,Frio,Calores...
  • Controversa Maresia
  • Espero bem que não-Alvim
  • Navegante da Rua
  • Noite Estrelada
  • No Reino de Carlota Joaquina
  • Palavras Soltas (da Joaninha)
  • Papoila
  • Prova Oral
  • A vida da Silver dava um Blog
  • Barbos e Bordalos
  • Cruxices
  • Da varanda do D'Artagnan
  • El Coruchero
  • Espaço Clean (Peter Danny)
  • Estórias do Fogareiro
  • Lurainbow
  • Matilha (querida)
  • Passado,Presente e Futuro
  • Ao Sul
  • Blogging After Dark
  • Blogo-Terapia da Rita
  • Bubblebath
  • Churrascos & Comentários
  • H2O
  • Isto Vai de Mal a Pior
  • Pandora's Box
  • Seamoon
  • Straight from Xana's Heart