1.3.06

Só uma Homenagem ...

Hoje em Coruche foi sepultado Dr. Joaquim José Neto, um Homem que certamente ficará para sempre na memória daquela terra. Vulgarmente conhecido como “Quim Zé da Farmácia”, viveu duma forma verdadeiramente altruísta, sempre pronto a ajudar, a aconselhar, a curar… a fazer bem ao próximo! Fui tendo essa percepção ao longo dos anos (era meu primo, eu chamava-lhe "tio"), mas tudo o que sempre soube das suas caridosas atitudes, foi ainda superado com algo de tão extraordinário como o que aconteceu durante o seu velório... Muitas pessoas entraram na capela e dirigiam-se à minha “tia” dizendo: “Minha senhora, os meus pêsames, sabe o seu marido era um Santo, curou-me umas infecções com uns remédios que ele fez, e como eu era pobre, não quis dinheiro nenhum!”…Ou ainda: “Olhe minha Senhora, o seu marido, matou-me a fome”… e por aí adiante… Mas não foi 1 ou 2 pessoas, foram muitas! Impressionante!

É o que chamo de verdadeiro samaritano, um Homem de profundas convicções religiosas, mas o que realmente admiro, é o facto de tê-las efectivamente posto em prática! Sendo farmacêutico, utilizou muitas vezes o seu saber em forma de solidariedade aos que dele necessitavam!... E nos últimos anos da sua vida, ainda ajudava no Projecto que a esposa coordena (tal como o meu pai), C.R.I.C. - Crianças Inadaptadas de Coruche, continuando a dar de si a crianças e jovens deficientes ou com algum tipo de limitações oriundos de famílias pobres.

Já no fim da cerimónia fúnebre eu disse à minha “tia”, que ele era seguramente um Anjo junto de Deus por todo o bem que tinha feito, e ela dizia-me: “Viste?... Eu não sabia a maioria daquelas histórias que as pessoas me vieram contar!” E quando nos despedimos, ela disse-me ainda: “Sim, ele está lá, onde está a tua mãe”…

Nessa altura lembrei-me duma das primeiras "histórias" que o meu pai me contou sobre a minha Mãe: “Sabes, a tua mãe, toda a gente aqui gostava dela, vou contar-te: Os teus avós tinham uma padaria não é? Então a tua mãe, naqueles tempos de muita miséria, muita fome, tirava pão às escondidas e dava às pessoas que não tinham dinheiro, sem o teu avô saber!”… E a partir daí eu entendi melhor, quando as pessoas me diziam: “Ah, tu tinhas 3 aninhos, não te lembras, mas a tua mãe foi uma Santa!”…

Por todas estas pessoas que sempre existiram, e existem…continuo a acreditar no que de melhor o Ser Humano têm, e é esse lado que me move! Se ser “Santo” é viver em partilha, na procura constante de ajudar os que mais precisam, na capacidade de prescindir de “nós” em beneficio dos “outros”… Então, claro que acredito em “Santos”... Nos que passaram por cá, nos que andam por aí, e com a convicção que outros virão!

10 Comments:

Blogger j.c.pereira said...

Melhor "retrato" do Quinzé Neto era impossível...
Bjs

quinta-feira, março 02, 2006 10:01:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Os meus sinceros e sentidos pêsames,
por um Homem que pela minha vida fora, sempre me contagiou pela sua simpatia, humildade, nobreza e competência.
Um grande abraço para os filhos e família.

The Rocker

quinta-feira, março 02, 2006 11:23:00 da manhã  
Blogger poca said...

inspirador... de facto!
Obrigada por partilhares!
Um beijinho sentido

quinta-feira, março 02, 2006 5:34:00 da tarde  
Blogger River said...

JCPereira... Verdade... Grande Homem da "nossa" terra!
Bjs

Rocker, sem dúvida a competência ao serviço da Humanidade!
Bjs

Navegante, é mesmo... São verdadeiras lições de Vida!
Eu, por mim tb tento "dar"... embora sp ache que poderia dar mt mais...
Bjs

Poca, o prazer foi meu...
xi-coração

quinta-feira, março 02, 2006 6:04:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

o snr.joaquim josé neto, esse snr. que eu nao conheço vinha de mota depois de seu trabalho para me dàr injéçoes ,eu érra bébé e hoje aqui em frança ouvi falar dessa pessoa pelo meus pais e pela linda homenagem aqui na net, 42 anos depois é que fico a conheçer esse snr.à poucas pessoas dessas verdadeiramente "santos"e aqui em frança fiquemos triste da noticia mais esse snr està junto d outros santos que passaram por cà, temos todos um santo que passou por cà no nosso coraçao.FATIMA.NICE

quinta-feira, março 02, 2006 6:58:00 da tarde  
Blogger SaoAlvesC said...

São estas pessoas que nos fazem acreditar no ser humano... Zeus nos valha, e nos faça aprender delas essa forma altruísta de estar na vida.

quinta-feira, março 02, 2006 7:06:00 da tarde  
Blogger River said...

Cara Fátima!
Que bom receceber notícias de Nice! Mt bom mesmo!

Realmente foi um Homem duma generosidade extraordinária!
Fico feliz por pessoas como a Fátima partilharem esse testemunho connosco! Bem-hja!

Desejo-lhe aí td de bom!
Aqui vai um caloroso abraço de Portugal!
E volte mais vezes! :)

Pandora amiga,
É... concordo! :)

PS. Ñ queres ir com o VL aos Sabores do Toiro Bravo?!... ;)

quinta-feira, março 02, 2006 7:25:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

RIVER obrigado pelo seu caloroso abraço, gostaria muito de ir aos saboroses do toiro bravo mais vai ficar 1 pouco longe de nice até coruche pena porque gosto muito da minha vila "coruche" que me viu nascer .mais espero muitas fotos aqui no seu blog para noz que temos "saudades" .comprimentos FATIMA

quinta-feira, março 02, 2006 7:59:00 da tarde  
Blogger River said...

Cara Fátima, pois para si é um pouco complicado :)))

Vou tentar ter fotos sim, acho que merece!

um abraço

sexta-feira, março 03, 2006 4:11:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Cool blog, interesting information... Keep it UP dirty stories Malpractice claim costs in tennessee Hepa filter solution Debbie wilson sunnyvale ca Instant+business+insurance+quotes Health insurance policy rider reviews detectors radar Sony vgn-fs840 laptop review cindy crawford &aposs skin care line Big boob lesbians teens swimsuits

quinta-feira, abril 26, 2007 8:22:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

  • Cenas de Sissi
  • Blue-Kite
  • A Pipoca Mais Doce
  • ATIPICO
  • Chuva,Frio,Calores...
  • Controversa Maresia
  • Espero bem que não-Alvim
  • Navegante da Rua
  • Noite Estrelada
  • No Reino de Carlota Joaquina
  • Palavras Soltas (da Joaninha)
  • Papoila
  • Prova Oral
  • A vida da Silver dava um Blog
  • Barbos e Bordalos
  • Cruxices
  • Da varanda do D'Artagnan
  • El Coruchero
  • Espaço Clean (Peter Danny)
  • Estórias do Fogareiro
  • Lurainbow
  • Matilha (querida)
  • Passado,Presente e Futuro
  • Ao Sul
  • Blogging After Dark
  • Blogo-Terapia da Rita
  • Bubblebath
  • Churrascos & Comentários
  • H2O
  • Isto Vai de Mal a Pior
  • Pandora's Box
  • Seamoon
  • Straight from Xana's Heart