21.3.06

Todos diferentes... Todos iguais (?)

O Dia 21 de Março é cheio de simbolismos… além de “oficialmente” começar a Primavera, é o Dia Mundial da Poesia, é o Dia da Árvore e da Floresta e é também o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial!

Assinalando este dia, hoje a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR). estrutura que depende do Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas (ACIME), diz ter recebido nos últimos seis anos 190 queixas, apresentadas por pessoas singulares ou por associações de imigrantes e relacionadas com discriminação e racismo nos locais de trabalho, na rua, nos hospitais e escolas. Mas apenas duas resultaram em coimas!

O que é preocupante… Afinal somos ou não um povo racista???... Numa época em que os grupos de "skinheads" tem cada vez mais aderentes…O Partido Nacional Renovador (PNR), congénere da Frente Nacional Francesa liderado por Le Pen; criou uma “Jota”, a Juventude Nacionalista, definindo como objectivo chegar aos estudantes das Escolas Secundárias…

Embora, considere que por mim faço o “trabalho de casa”, transmitindo às minhas crias valores de tolerância e respeito pelo próximo, assusta-me o rumo que a sociedade leva…
Por outro lado, acabo por perceber determinados sentimentos de revolta a que assisto… Como o caso dos habitantes de Coruche perante a comunidade cigana que há uns anos ali se instalou…
É que a questão não é serem de raça cigana, ou qualquer outra, mas pura e simplesmente não fazem esforço algum para se integrarem e viverem de acordo com as regras da terra que adoptaram! Aí compreendo quando na fase das reportagens das TV’s, o povo coruchense se indignou com Manuela Moura Guedes ao chamar-lhes racistas e contrapôs dizendo: “tivesse a Senhora estes fulanos à sua porta a destruir, roubar e agredir… e depois nos diria se era tão compreensiva!”

Entendo o povo de Coruche, porque observo os meus amigos cabo-verdianos de quem gosto muito, com quem me dá prazer conviver, e que são trabalhadores contributivos para o crescimento do nosso país! E cujas filhas foram ambas colegas das minhas, e por sinal excelentes alunas, lutadoras na procura do futuro promissor que os seus pais não puderam ter!

Não sou racista, até porque desde que nasci assisto à união que existe entre o meu pai e o povo angolano, que também a mim sempre recebeu de braços abertos… Mas temo que o futuro deste país (tal como outros) seja assolado por uma onda xenófoba, se pensarmos na actual situação financeira e social do país… É que o crescimento de marginalidade num país é inversamente proporcional ao declínio das condições de vida, da economia e da estabilidade social!

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

cm jovem coruchense, confesso que me revejo nessa opinião

quarta-feira, março 22, 2006 5:21:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Krida River,
neste momento não tenho tido tempo,
mas seguramente ainda hoje vou expressar a minha opinião!!!

bjs,

The Rockerr

quinta-feira, março 23, 2006 9:46:00 da manhã  
Blogger poca said...

acho que o facto de ninguém ter comentado (incluíndo eu própria) ... deve-se ao facto de estar lá tudo!!!
ficou-me a frase: viverem de acordo com as regras da terra...
em relação aos ciganos... acho mesmo que a grande questão é a higiene e as maneiras..
E depois, eles (os ciganos) são como todos os alvos de racismo... Racistas!!!

quinta-feira, março 23, 2006 2:38:00 da tarde  
Blogger 39 said...

A maioria de nós é racista sim! Este post fez-me lembrar a minha avó materna. Sempre que lhe dizia que achava engraçados os homens de raça negra ou, mulatos, ela ficava arrepiada e respondia sempre da mesma forma: "Eu não sou racista mas não casava com um homem negro, porque depois os meus filhos iam ser pretinhos"! Eu já não respondia... ficava simplesmente de boca aberta!
Mas não ser racista não é só aceitar os negros...

quinta-feira, março 23, 2006 9:28:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O racismo é a forma de expressão daqueles que desprezam os direitos humanos, por isso digo convictamente que eu apenas sou racista com todos aqueles que se afirmam racistas.Não será a cor, raça, religião que irá ditar as regras do mundo, essas regras são impostas pelo racionalismo e o repeito pelo proximo e temos o maior exemplo de alguem que tentou criar uma raça pura, um branco que ainda hoje envergonha muita gente,envergonha pessoas como eu que respeitam o proximo como homem e elemento desta humaninade que só funciona pq somos todos diferentes, todos iguais. Smile

sexta-feira, março 24, 2006 2:48:00 da tarde  
Blogger River said...

Pois, eu concordo com todos vós... Anónimo, Poca, Navegante, Rita e Smile!

bjs

segunda-feira, março 27, 2006 12:07:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

  • Cenas de Sissi
  • Blue-Kite
  • A Pipoca Mais Doce
  • ATIPICO
  • Chuva,Frio,Calores...
  • Controversa Maresia
  • Espero bem que não-Alvim
  • Navegante da Rua
  • Noite Estrelada
  • No Reino de Carlota Joaquina
  • Palavras Soltas (da Joaninha)
  • Papoila
  • Prova Oral
  • A vida da Silver dava um Blog
  • Barbos e Bordalos
  • Cruxices
  • Da varanda do D'Artagnan
  • El Coruchero
  • Espaço Clean (Peter Danny)
  • Estórias do Fogareiro
  • Lurainbow
  • Matilha (querida)
  • Passado,Presente e Futuro
  • Ao Sul
  • Blogging After Dark
  • Blogo-Terapia da Rita
  • Bubblebath
  • Churrascos & Comentários
  • H2O
  • Isto Vai de Mal a Pior
  • Pandora's Box
  • Seamoon
  • Straight from Xana's Heart