E vocês, que fariam?

O governo de Nairobi recusou receber a doação, alegando:«por nenhuma razão se pode permitir alimentar pessoas com comida para cães».
A proprietária da empresa doadora respondeu que o alimento em causa é muito nutriente, tem um sabor agradável, e ela própria come os biscoitos todas as manhãs. A quantidade oferecida, afirma, poderia alimentar 160 crianças durante dois meses.
Actualmente, no Quénia, 60% dos 33 milhões de habitantes vivem com menos de um dólar por dia. Quase 4 milhões de pessoas estão a viver em situação de fome, devido à escassez de alimentos no país.
Ao mesmo tempo, o governo está envolvido numa série de escândalos relativos a desperdícios e corrupção. Pelo que esta terça-feira, o Banco Mundial decidiu suspender um financiamento de 215 milhões de euros para aguardar iniciativas concretas do governo queniano contra a corrupção.
(notícia completa no Diário Diagital)
(tive alguma dificuldade em seleccionar uma foto para colocar aqui, porque tenho várias, até por razões profissionais, mas se por um lado quero "abanar" consciências, por outro são todas tão agonizantes… e eu tenho a “mania” de fazer disto um lugar bonito…)
Permitam-me interrogar-vos, que fariam vocês se governassem o Quénia, a Etiópia, a Somália, o Sudão, o Uganda, o Malawi, o Zimbabwee, a Zâmbia, ou mesmo Angola ou Moçambique??!!!....Imaginem que eram governantes de um destes países, devastados por secas e cheias, mas sobretudo por guerras civis, onde milhões de mulheres, homens e crianças enfrentam o flagelo da fome. E num continente onde as perspectivas de desenvolvimento são pouco animadoras…
Já imaginaram?... (se é que tal é possível…)
Perante uma doação destas, a vossa ética permitia-vos ou não, dar biscoitos de cão a quem NADA tem para comer??....
Eu, meus caros, por mais ascorosas que as minhas palavras possam parecer, ACEITARIA sem hesitar! E não duvido nem por um minuto da gratidão sentida por quem comesse os biscoitos!
Porque ética para mim é “dar a quem precisa” , é ser solidário e altruísta, é ter atitude de apoio, protecção e cuidado com alguém!
É ter a clareza de que precisamos modificar algumas posturas pessoais, às vezes preconceituosas, e nos tornarmos disponíveis para enfrentar qualquer dificuldade, no auxilio ao próximo.
É ter espírito cívivo e respeito pelos outros (sem dúvida!) …
Mas haverá respeito maior por alguém, do que matar a fome a quem está condenado a morrer por ela?... Não me parece.